“É como enfrentamos, destemidos, essa indômita aventura que é a vida — raramente estúpida, por vezes triste, frequentemente insólita, mas sempre surpreendente.”

A ilha e o espelho é uma reflexão profunda sobre ações e comportamento humanos diante de situações sofridas por aqueles que são invisíveis aos olhos da sociedade, mas que, sem eles, a vida moderna não teria conforto. Entre encontros e desencontros do protagonista Theo B. com seu eclético grupo de amigos, a trama se passa por vários lugares do mundo e perpassa as mais diversas áreas do saber humano, abordando temas como xenofobia, agressões físicas e morais, amores e amantes, indecisões, crises de identidade e de profissão.

Um dos grandes desafios da vida é esse paradoxo da Beleza e dor:

compreender todo aquele mal sem perder a fé no humano, acreditar em estados contraditórios, amar o próprio paradoxo, o que só é possível a quem consiga contemplar a dignidade da vida humana — de qualquer vida humana.

O que todos aqueles abismos têm em comum é o olhar dos que sofrem:

um atordoamento cabal, um não saber a razão da tragédia; é o olhar dos desvalidos. Gigantescos contingentes humanos compelidos a abandonar suas casas, fugindo da guerra, de doenças, da sede, da fome.

Temas sociais abordados no livro

 

Crise dos refugiados

“Ao final de 2019, o número de pessoas em deslocamento forçado devido a guerras, conflitos, perseguições, violações de direitos humanos e sérias perturbações da ordem pública havia subido para 79,5 milhões, maior número já registrado (...), nele incluídos 26 milhões de refugiados”.

(United Nations High Commissioner for Refugees, 18.06.2020, Global Trends — Forced displacement in 2019, p. 8)

Poluição plástica

“Mais de 1.400 toneladas de resíduos, incluindo bolsas de sangue, seringas usadas e remédios vencidos devem ser enviados do Brasil de volta para a Grã-Bretanha depois de terem sido exportados ilegalmente pelo Atlântico, disfarçados de plástico reciclável. O lixo perigoso, que também inclui restos de equipamentos eletrônicos, baterias de carros e fraldas sujas, foi descoberto em 89 contêineres espalhados por três portos da costa sul do Brasil, após ter sido enviado da Grã-Bretanha, entre fevereiro e maio deste ano, rotulado como plástico inofensivo”.

(The Independent, 18.07.2009, Hazardous waste from UK ‘dumped in Brazilian port’)

Violência contra mulher

“Cerca de um terço das mulheres em todo o mundo sofrem violência física e/ou sexual praticada por um parceiro íntimo. (...) Globalmente, em torno de 137 mulheres são mortas a cada dia por um membro de sua própria família”.

(United Nations Department of Economic and Social Affairs, World’s Women 2020, Violence Against Women and the Girl Child)

Biografia

Fausto Luciano Panicacci nasceu em São João da Boa Vista, interior de São Paulo. Já morou em Cambridge (Inglaterra) e fez seu doutorado em Ciências Jurídicas na Universidade do Minho (Portugal), além de ser formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Sua paixão pela arte e literatura o levou a estudar Fotografia, História do Cinema e História da Arte. Atualmente, é promotor de Justiça e escritor com três obras publicadas, entre elas O silêncio dos livros, que alcançou a lista de mais vendidos na Espanha e
no Brasil.